Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio de Janeiro vai abrir cerca de 100 leitos para pacientes graves de covid-19

Respirador pulmonar para auxiliar doentes de covid-19, doença provocada pelo coronavírus. - Stephane Mahe/ Reuters
Respirador pulmonar para auxiliar doentes de covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Imagem: Stephane Mahe/ Reuters

Rodrigo Viga Gaier

Em Rio de Janeiro

18/09/2020 19h11

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que vai abrir cerca de 100 leitos para pacientes graves com covid-19 nos próximos dias em razão da elevação na taxa de ocupação nas UTIs da cidade para 85%.

Segundo o prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), a cidade fará uma parceria com o governo federal para viabilizar a abertura desses leitos

Crivella atribui a ocupação mais alta ao fechamento de leitos nas redes estadual e privada e ao comportamento "irresponsável" de alguns cariocas que vem lotando praias e bares nos últimos dias.

"Ainda temos muitos cariocas que se expõe de maneira irresponsável sem máscara em bares e praias", disse Crivella a jornalistas.

"Estado fechou leitos e tínhamos hospitais da iniciativa privada que precisaram fechar os leitos e começou uma sobrecarga no município que enfrenta a pandemia de maneira quase isolada", disse. "A população cansou do afastamento e isso tem sido visto nas praias e bares, isso tem reflexos... a curva (da Covid-19) não está caindo como gostaríamos."

A prefeitura prometeu endurecer a fiscalização em bares e outros locais de concentração de jovens nas zonas sul, norte e oeste onde há flagrantes desrespeitos às regras de distanciamento e prevenção a pandemia.

As infrações consideradas como gravíssimas podem chegar a 26 mil reais, fechamento do estabelecimento por uma semana e, no limite, a cassação do alvará.

A cidade do Rio já tem mais de 10 mil mortes por covid-19 e se aproxima de 100 mil casos confirmados da doença.

"Faço um apelo à consciência das pessoas para não ter que retroceder nas medidas adotadas no passado", finalizou Crivella.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado no título, a Prefeitura do Rio vai reabrir cerca de 100 leitos para pacientes graves de covid-19, e não 200. A informação foi corrigida pela agência Reuters.