Topo

Trump diz que ONU "precisa responsabilizar China" pelo coronavírus

22/09/2020 12h10

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à Assembleia-Geral das Nações Unidas nesta terça-feira que o órgão "precisa responsabilizar a China por suas ações" relativas à pandemia de coronavírus.

"O governo chinês e a Organização Mundial da Saúde (OMS) --que é virtualmente controlada pela China-- declararam falsamente que não havia indicio de transmissão de humano para humano", disse Trump.

"Mais tarde, disseram falsamente que pessoas sem sintomas não disseminariam a doença... as Nações Unidas devem responsabilizar a China por suas ações."

Trump gravou seu discurso na segunda-feira na Casa Branca para que ele fosse exibido remotamente à Assembleia-Geral, que se reúne virtualmente nesta semana.

O presidente prometeu distribuir uma vacina e disse: "Derrotaremos o vírus, derrotaremos o vírus, e acabaremos com a pandemia" e entraremos em uma nova fase de prosperidade, cooperação e paz.

Trump, um crítico frequente da Organização das Nações Unidas (ONU), também disse que, para ser eficiente, a entidade deve se concentrar nos "problemas verdadeiros do mundo", como "o terrorismo, a opressão das mulheres, o trabalho forçado, o tráfico de drogas, o tráfico humano e sexual, a perseguição religiosa e a faxina étnica de minorias religiosas".

(Por Steve Holland)