Topo

Policial é morto a tiros em centro de custódia de Londres

25/09/2020 13h41

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - Um policial britânico foi morto a tiros por um homem que estava sendo mantido em um centro de custódia do sul de Londres nas primeiras horas desta sexta-feira.

A polícia disse que o incidente ocorreu perto das 2h15, enquanto o homem era detido no centro de custódia de Croydon, onde suspeitos presos são processados. O policial não identificado foi tratado dos ferimentos no local, mas morreu no hospital.

Acredita-se que em seguida o suspeito de 23 anos usou a arma contra si mesmo. Ele foi hospitalizado com um ferimento de tiro e seu estado é grave. Outros policiais não abriram fogo.

"Uma investigação de assassinato está em andamento, e policiais estão trabalhando em várias cenas de crime para obter provas e estabelecer os fatos do que aconteceu", disse a chefe de polícia de Londres, Cressida Dick, que descreveu o incidente como "verdadeiramente chocante".

"Os indícios iniciais são de que o suspeito atirou em si mesmo. Isto, é claro, ainda não foi estabelecido como um fato."

O incidente foi encaminhado ao Escritório Independente de Conduta Policial.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse: "Minhas condolências mais profundas à família, aos amigos e colegas do policial que foi morto em Croydon a noite passada. Temos uma dívida de gratidão enorme com aqueles que arriscam a vida para nos manter seguros."

A morte de um policial é um acontecimento raro no Reino Unido, onde a grande maioria dos agentes continua atuando desarmada. A rede BBC disse que só 16 outros policiais londrinos foram mortos por uma arma de fogo desde a Segunda Guerra Mundial.

(Reportagem adicional de Alistair Smout)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC