Topo

Incêndio em área de vinícolas da Califórnia aumenta e provoca mais retiradas

28/09/2020 17h11

Por Adrees Latif e Jonathan Allen

SANTA ROSA, Califórnia. (Reuters) - Um incêndio florestal no Vale de Napa, uma área vinícola do Estado norte-americano da Califórnia, mais do que quadruplicou de tamanho de madrugada e chegou a cerca de 4.450 hectares, queimando lares e vinícolas e obrigando as autoridades a ordenarem que milhares de moradores se retirassem nesta segunda-feira.

Enquanto a população era retirada da cidade pequena de Santa Rosa, e os arredores, Jas Sihota se instalou na varanda com a mangueira de jardim ao alcance da mão, correndo a cada cerca de 15 minutos para apagar pontos de incêndios perto das casas de vizinhos atiçados por brasas trazidas pelo vento.

Sihota, técnico de radiologia em um hospital local, está desperto desde a manhã de domingo, quando o chamado Incêndio de Vidro surgiu perto de Calistoga, cerca de 96,5 quilômetros ao norte de San Francisco.

"Eu não teria uma casa se não tivesse ficado", disse Sihota, acrescentando que alguns de seus vizinhos tampouco. Ao menos 10 casas de outras partes da rua além do alcance de sua mangueira foram destruídas.

Ele calculava quando poderia finalmente dormir um pouco, perguntando-se se aguentaria ficar de pé outras seis horas por pura adrenalina. "Não farei isso até me sentir tranquilo", disse.

Trata-se do incêndio mais recente de um ano historicamente avassalador em todo o Oeste dos Estados Unidos. Só na Califórnia, os incêndios florestais já devastaram mais de 1,5 milhão de hectares, superando de longe qualquer ano isolado já registrado.

Desde 15 de agosto, os incêndios do Estado já mataram 26 pessoas e destruíram mais de 7 mil estruturas. A mudança climática contribui para a intensidade crescente dos incêndios florestais, dizem cientistas.

Na manhã desta segunda-feira, novas ordens de retiradas foram emitidas nos condados de Sonoma e Napa, incluindo partes das cidades de Santa Rosa e Santa Helena.

Os moradores de Oakmont Gardens, uma comunidade de aposentados de Santa Rosa, se apoiavam em andadores enquanto esperavam para partir em um ônibus em busca de segurança, e suas máscaras tinham a função dupla de proteger contra a fumaça e o novo coronavírus.

(Por Adrees Latif em Santa Rosa e Jonathan Allen em Nova York; reportagem adicional de Stephen Lam em Santa Rosa e Steve Gorman em Los Angeles)