Topo

Pressionado por pandemia, Trump diz que Estados vão receber 150 milhões de testes

28/09/2020 18h43

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionado por sua condução da pandemia do coronavírus, anunciou nesta segunda-feira que o governo federal irá enviar 150 milhões de testes rápidos para os Estados norte-americanos para a reabertura das escolas e para garantir a segurança em centros para idosos. 

"Vai ser mais que o dobro do número de testes já realizados", disse ao anunciar o plano nos jardins da Casa Branca. 

Trump disse que 50 milhões de testes serão direcionados às "comunidades mais vulneráveis", incluindo asilos, instituições de repouso, e de cuidados sanitários e mentais. Quase um milhão deles será enviados a faculdades e universidades de maioria historicamente negra e faculdades de povos indígenas.

O presidente afirmou que 100 milhões de testes serão concedidos a Estados e territórios para "apoiar as iniciativas de reabertura de suas economias e escolas imediatamente e o quão rápido for possível". 

"O apoio que meu governo está providenciando permitirá que qualquer Estado consiga testar de maneira frequente qualquer professor que precise", disse. 

Trump disse que nesta semana 6,5 milhões de testes já serão enviados, e o restante nas semanas seguintes. 

O presidente norte-americano está tentando mostrar progresso na batalha contra a pandemia enquanto faz campanha por sua reeleição no pleito marcado para o dia 3 de novembro contra o democrata Joe Biden. O primeiro debate presidencial será realizado na noite de terça-feira em Cleveland, no Estado de Ohio. 

(Reportagem de Steve Holland e Carl O'Donnell)