Topo

Trump não pagou impostos com frequência antes de ser presidente, diz New York Times

28/09/2020 09h00

Por Pete Schroeder

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, só pagou 750 dólares de impostos federais em 2016 e 2017 depois de anos relatando grandes perdas em seus negócios para compensar centenas de milhões de dólares de renda, noticiou o jornal New York Times no domingo, citando dados de declarações de imposto de Trump.

Em uma reportagem que Trump refutou como "fake news", o NYT disse que o presidente republicano tampouco pagou imposto de renda em 10 dos 15 anos anteriores a 2017, apesar de ter recebido 427,4 milhões de seu reality show e de outros acordos de patrocínio e licenciamento até 2018.

A revelação de informações tributárias antes particulares veio pouco mais de um mês antes da disputa da eleição de 3 de novembro entre Trump e o democrata Joe Biden. Os democratas aproveitaram rapidamente a reportagem para pintar Trump como um sonegador de impostos e questionar sua imagem cuidadosamente cultivada de empresário habilidoso.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, usou o Twitter para pedir aos norte-americanos para levantarem a mão se pagam mais imposto de renda do que Trump.

Classificando a reportagem de "fake news total" durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump voltou a citar uma auditoria em andamento como motivo para não divulgar suas declarações de imposto. Em um comunicado enviado ao NYT, Alan Garten, um advogado da Organização Trump, disse que Trump pagou milhões de dólares de impostos pessoais ao longo da última década, sem discorrer sobre a descoberta especifica dos impostos de renda mínimos.

A recusa contínua de Trump de divulgar suas declarações de imposto foi um ruptura de uma prática costumeira de candidatos presidenciais. Atualmente, ele trava uma batalha legal com procuradores da cidade de Nova York e com congressistas democratas que tentam obter estas declarações.

Ele também já havia indicado que prefere minimizar seu pagamento de impostos, dizendo em um debate presidencial de 2016 que isso o torna "esperto".

O NYT noticiou que Trump conseguiu minimizar seu pagamento de impostos relatando grandes perdas de seu império empresarial e disse que ele alegou 47,4 milhões de dólares de prejuízo em 2018, apesar de ter dito que tinha uma renda de ao menos 434,9 milhões de dólares em uma declaração financeira do mesmo ano.

O jornal enfatizou que os documentos revelam somente o que Trump contou ao governo sobre seus negócios e que não indicaram sua verdadeira fortuna.