Topo

Premiê canadense Trudeau consegue apoio da oposição para evitar eleição antecipada

21/10/2020 19h45

Por David Ljunggren e Steve Scherer

OTTAWA (Reuters) - O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, sobreviveu a um voto de confiança, nesta quarta-feira, após um importante partido de oposição apoiar o governista Partido Liberal, impedindo a possibilidade de uma eleição antecipada enquanto o quadro da pandemia de coronavírus se agrava no país.

Por 180 votos a 146, os parlamentares recusaram uma moção dos conservadores, os principais adversários de Trudeau, para investigar se o governo havia conduzido de maneira imprópria contratos públicos, oferecendo-os a amigos na batalha contra a pandemia no início do ano. 

Trudeau conquistou apenas uma minoria das cadeiras na Câmara dos Comuns canadense em uma eleição há um ano e precisava do apoio de outros parlamentares para sobreviver. Os novos democratas, que tendem à esquerda, acabaram apoiando os liberais, dizendo que a Câmara dos Comuns deveria continuar trabalhando para ajudar os canadenses atingidos pela pandemia. 

O resultado significa que os canadenses não passarão por uma eleição antecipada enquanto o país enfrenta uma segunda onda de infecções pela Covid-19. 

"Os canadenses não querem uma eleição. Mas os canadenses precisam saber que o Parlamento continua a trabalhar de forma construtiva", disse o primeiro-ministro à Casa pouco antes da votação.