Topo

Esse conteúdo é antigo

Especialistas insistem em plasma contra Covid-19 apesar de estudo

23/10/2020 11h16

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) - Pesquisadores pediram nesta sexta-feira mais estudos sobre a utilização do plasma de pacientes recuperados da Covid-19 —o chamado plasma convalescente— como tratamento em potencial mesmo depois de um teste pequeno com pacientes hospitalizados na Índia dizer que ele não oferece nenhum benefício.

Os resultados indianos, publicados no periódico científico BMJ British Medical Journal, mostraram que o plasma, que transmite anticorpos de sobreviventes da Covid-19 a pessoas infectadas, não ajudou pacientes hospitalizados a combaterem a infecção, não diminuiu as taxas de mortalidade nem deteve o avanço para uma doença grave.

As descobertas são um revés para uma possível terapia que o presidente norte-americano, Donald Trump, louvou em agosto por ser "um progresso histórico", e que especialistas dizem já ter sido usada em cerca de 100 mil pacientes nos Estados Unidos, apesar dos indícios limitados de sua eficiência.

Cientistas sem envolvimento direto com o estudo indiano, que envolveu cerca de 460 pacientes, disseram que seus resultados foram decepcionantes, mas que não deveriam levar os médicos a desistir da esperança no plasma convalescente.

Eles disseram que testes adicionais e maiores são necessários, inclusive em pacientes de Covid-19 com uma doença mais branda e com recém-infectados.

"Com somente algumas centenas de pacientes, (o teste indiano) ainda é pequeno demais para dar resultados claros", disse Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia da Universidade de Oxford britânica.