Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA têm segundo maior número diário de infecções de covid-19 desde início da pandemia

Teste positivo de coronavírus em frente à bandeira dos Estados Unidos (EUA) - Mehmet Emin Menguarslan / Anadolu Agency
Teste positivo de coronavírus em frente à bandeira dos Estados Unidos (EUA) Imagem: Mehmet Emin Menguarslan / Anadolu Agency

23/10/2020 12h36

O número de casos novos de covid-19 relatados nos Estados Unidos na quinta-feira foi o segundo maior já registrado e ocorre pouco depois de um pico no verão, enquanto a disseminação do novo coronavírus se acelera em quase todas as regiões do país.

Casos, hospitalizações e mortes estão aumentando agora que o clima mais frio se instaura sobre a maior parte do país. Com 76.195 casos novos na quinta-feira, os EUA estão se aproximando de seu recorde diário de 77.299 casos novos de 16 de julho, de acordo com uma análise da Reuters.

Só a Índia registrou mais casos em um único dia: 97.894 em 17 de setembro.

As fatalidades norte-americanas também mostram tendência de alta — 916 foram relatadas na quinta-feira, um dia depois de o país registrar mais de 1.200 mortes pela primeira vez desde agosto. Os óbitos causados pela covid-19 aumentaram 13% em relação à semana passada, atingindo uma média diária de 785 nos últimos sete dias.

Ao mesmo tempo, o número de pacientes de covid-19 nos hospitais dos EUA atingiu uma alta em dois meses. Hoje existem quase 41 mil pacientes de coronavírus hospitalizados no país, uma elevação de 34% na comparação com 1º de outubro, segundo uma análise da Reuters.

A Dakota do Norte, que teve 887 casos novos na quinta-feira, continua sendo o Estado mais atingido com base nos casos novos per capita, seguida por Dakota do Sul, Montana e Wisconsin. Em termos de números totais, o Texas foi quem relatou o maior número na quinta-feira, 6.820 infecções, seguido pela Califórnia com 6.365.

Oito Estados estabeleceram novos recordes de aumentos diários de casos, uma tendência agourenta que está levando alguns governadores a emitir novas restrições, inclusive a bares e restaurantes de algumas partes do Illinois.

Colorado, Illinois, Indiana, Montana, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma e Utah relataram seus maiores números diários de casos desde o início da pandemia.

Sete Estados registraram cifras recordes de pacientes de coronavírus no hospital: Iowa, Kentucky, Oklahoma, Dakota do Sul, Tennessee, Wisconsin e Wyoming. O número de pacientes de coronavírus hospitalizados no Meio-Oeste chegou a 11.369 na quinta-feira, uma alta recorde pelo sétimo dia consecutivo.

O doutor Jeff Pothof, especialista em medicina de emergência do setor de saúde da Universidade do Wisconsin em Madison, expressou preocupação com a falta de obediência a medidas de saúde pública no Estado, onde alguns grupos contestaram as restrições determinadas pelo governador democrata Tony Evers nos tribunais.

A Europa também vive uma disparada de casos, e globalmente as novas infecções atingiram o recorde diário de 423.290 na quarta-feira.