Topo

Conselho busca melhorar relação entre governo, setor privado e sociedade civil na Amazônia, diz Mourão

Conselho busca melhorar relação entre governo, setor privado e sociedade civil na Amazônia, diz Mourão - Adriano Machado/Reuters
Conselho busca melhorar relação entre governo, setor privado e sociedade civil na Amazônia, diz Mourão Imagem: Adriano Machado/Reuters

27/11/2020 18h38

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Nacional da Amazônia está considerando adotar medidas para melhorar o quadro institucional para o trabalho entre agências do governo, o setor privado e a sociedade civil na Amazônia, afirmou hoje o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é presidente do conselho, em carta aberta a parlamentares europeus.

"Nossa visão é que todas as partes se beneficiarão de uma estrutura institucional mais coordenada e organizada para interação com o governo brasileiro", disse.

"Nosso objetivo é alcançar maior eficiência e transparência no diálogo entre o governo e as partes interessadas locais, e não há intenção de limitar ou restringir a liberdade da sociedade civil e dos atores privados que estão legalmente trabalhando na Amazônia", completou Mourão, em carta em inglês com tradução livre.

Na véspera, também em carta, parlamentares europeus demonstraram a Mourão preocupação com os planos do governo de interferir na ação de organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na Amazônia. Na resposta nesta sexta, o vice-presidente exaltou a oportunidade do diálogo e rebateu essa preocupação dos europeus.

"A proposta de controlar as ONGs não corresponde ao nosso pensamento, nem às atividades realizadas pelo Conselho da Amazônia. Essas preocupações são infundadas", afirmou.