Topo

Rússia vacinará Forças Armadas; casos diários de covid-19 batem recorde

Rússia anunciou eficácia de 95% de vacina contra covid-19 após a segunda dose - Crédito: Sputnik V
Rússia anunciou eficácia de 95% de vacina contra covid-19 após a segunda dose Imagem: Crédito: Sputnik V

27/11/2020 08h55

A Rússia planeja vacinar mais de 400 mil militares contra a Covid-19, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nesta sexta-feira, enquanto as autoridades relatavam um recorde de 27.543 novos casos de coronavírus.

A Rússia, que está trabalhando em várias vacinas contra o vírus, tem visto um aumento no número de infecções desde setembro, mas as autoridades resistem à imposição de lockdowns, contando com medidas direcionadas em certas regiões.

A empresa farmacêutica indiana Hetero fabricará mais de 100 milhões de doses da vacina russa Sputnik V por ano, nos termos de um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) divulgado nesta sexta-feira.

O Vector Institute, da Sibéria, responsável pelo desenvolvimento da EpiVacCorona, a segunda vacina para covid-19 da Rússia, informou que a imunidade não duraria por toda a vida e que vacinações adicionais seriam necessárias 6 a 10 meses após as duas primeiras doses, e então uma vez a cada três anos.

O Vector Institute está pronto para produzir até cinco milhões de doses de sua vacina por ano, disse Alexander Ryzhikov, chefe do departamento de infecções zoonóticas e gripe do instituto, nesta sexta-feira.

Shoigu afirmou que 2.500 militares já foram vacinados contra a infecção respiratória provocada pelo coronavírus, com o total previsto para chegar a 80 mil até o final do ano, segundo agências de notícia, citando-o.

Com 2.215.533 infecções, a Rússia tem o quarto maior número de casos de Covid-19 no mundo, atrás de Estados Unidos, Índia e Brasil, e já registrou 38.558 mortes relacionadas ao vírus desde o início da pandemia.

(Por Gleb Stolyarov, Maria Kiselyova e Gabrielle Tétrault-Farber)