Topo

Gigantesco telescópio em Porto Rico que aparece em filme de James Bond desmorona

01/12/2020 20h22

Por Joey Roulette

(Reuters) - Um enorme rádio telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico --um dos maiores do planeta-- desabou nesta terça-feira após sofrer danos desde agosto, informaram autoridades, encerrando 57 anos de descobertas astronômicas.

A plataforma de instrumentos de 900 toneladas, que ficava suspensa a 137 metros de altura sobre um disco refletor de 305 metros de diâmetro, caiu na manhã de terça-feira, segundo a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF). Ninguém ficou ferido no incidente, acrescentou a fundação. 

O telescópio --que recebia ondas de rádio do espaço-- era utilizado por cientistas de todo mundo na busca por possíveis sinais de vida extraterrestre, para estudar planetas distantes e encontrar asteroides potencialmente perigosos. Ele também ficou famoso após cenas importantes no filme "GoldenEye", da franquia James Bond, estrelado por Pierce Brosnan.

Dois cabos que suportavam o disco refletor estavam quebrados desde agosto, causando danos e forçando autoridades a fecharem o observatório enquanto empresas de engenharia mantidas pela Universidade da Flórida Central, que administra o observatório, estudavam maneiras de consertar os estragos. 

Em novembro, as análises de engenheiros levaram a NSF e a universidade a concluírem que as iniciativas para reparar a estrutura seriam muito perigosas, e que ela teria de ser demolida. 

A NSF anunciou que as informações iniciais indicavam que os setores mais altos de todas as três torres de sustentação do telescópio partiram e que conforme a plataforma de instrumentos desabava os cabos de suporte também despencaram.

(Reportagem de Joey Roulette em Washington)