Topo

América do Norte registra recordes diários de casos de Covid-19, diz Opas

02/12/2020 16h45

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - As mortes de Covid-19 nas Américas aumentaram quase 30% em novembro na comparação com o final de outubro, e a América do Norte está testemunhando recordes diários de casos, disse a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta quarta-feira.

As hospitalizações nos Estados Unidos estão no nível mais alto desde o início da pandemia, e no Canadá a Covid-19 está se propagando em comunidades indígenas de áreas remotas, como Yukon e Nunavut, alertou Carissa Etienne, que também é chefe da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Na América do Sul, o Brasil viu um aumento em vários Estados nas últimas semanas, enquanto na Argentina os casos continuam a diminuir, disse ela em um informe da Opas em Washington.

O suprimento de vacinas, inicialmente limitado, tornará necessário que países priorizem os profissionais de saúde e os idosos, disse o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa.

A Opas encomendou um relatório sobre as condições de saúde dos afrodescendentes, que são afetados de maneira desproporcional pela Covid-19 e têm mais probabilidade de morrer do vírus, disse Etienne.

O relatório se concentrará em dados melhores e mais acesso a serviços de saúde para que as populações de ascendência africana tenham os meios de se protegerem, disse ela, enfatizando as dimensões raciais da pandemia.

"Nossas populações afrodescendentes estão nas linhas de frente de nossa luta contra a Covid-19", disse Etienne.

"Elas estão entre os trabalhadores essenciais que mantêm nossos sistemas de saneamento, administram nosso transporte público, cuidam de nossos idosos e tratam dos doentes", acrescentou.