Topo

Biden vai confirmar Geórgia após segunda recontagem, diz autoridade eleitoral estadual

02/12/2020 18h17

WASHINGTON (Reuters) - O democrata Joe Biden caminha para a vitória na Geórgia nas eleições presidenciais dos EUA após a segunda recontagem no Estado, disse o secretário de Estado, Brad Raffensperger, nesta quarta-feira, rejeitando falsas alegações de fraude na disputa.

"Parece que o vice-presidente Biden levará a Geórgia, e ele é o nosso presidente eleito", afirmou Raffensperger, um republicano, em entrevista coletiva depois de ressaltar que nenhuma mudança substancial foi vista em uma segunda recontagem exigida pela equipe eleitoral do presidente republicano Donald Trump.

Autoridades eleitorais do condado têm até o meio-dia de sexta-feira para finalizar a contagem de votos, disse Gabriel Sterling, que administra os sistemas de votação do Estado do Sul e também participou da entrevista coletiva.

Raffensperger afirmou que várias investigações na Geórgia não encontraram evidências de fraude generalizada, como alegado por Trump.

Raffensperger, um apoiador de Trump, observou que as informações até agora na Geórgia estavam de acordo com os comentários do secretário de Justiça, William Barr, de que o Departamento de Justiça dos EUA não encontrou nenhuma evidência de fraude eleitoral generalizada.

Raffensperger criticou Trump por fomentar afirmações falsas.

"Mesmo após o pedido deste diretório para que o presidente Trump reprimisse a retórica violenta nascida de suas reivindicações contínuas de vitória nos Estados onde obviamente perdeu, ele tuitou para 'expor a fraude eleitoral em massa na Geórgia'", disse Raffensperger.

"Este é exatamente o tipo de linguagem que está na base de um ambiente de ameaça crescente para trabalhadores eleitorais que estão simplesmente fazendo seu trabalho."

(Reportagem de Jason Lange e Doina Chiacu)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC