Topo

Vacina BioNTech-Pfizer será enviada de avião ou balsa para Reino Unido, diz executivo

02/12/2020 12h23

LONDRES (Reuters) - A BioNTech enviará a vacina contra Covid-19 que desenvolveu com a Pfizer por balsa ou avião ao Reino Unido em caixas com temperatura controlada, disse nesta quarta-feira um alto executivo da empresa, que se prepara para entregar as doses nos próximos dias.

O diretor comercial da empresa alemã de biotecnologia Sean Marett fez os comentários depois que o Reino Unido aprovou a vacina, saltando à frente dos Estados Unidos e da Europa para se tornar o primeiro país ocidental a endossar formalmente uma vacina.

Marett afirmou que a vacina, que deve chegar às pessoas mais vulneráveis no início da próxima semana, pode ser transportada por até seis horas em temperatura de 2 a 8 graus Celsius, e pode durar cinco dias em uma geladeira normal.

Os comentários dissipam algumas preocupações de que as vacinas precisam ser armazenadas a -70 graus Celsius, o equivalente ao inverno da Antártica, o que poderia ser difícil para asilos e outros locais onde as injeções serão administradas primeiro.

As empresas continuam avaliando a estabilidade da vacina durante o transporte e aguardam mais dados sobre o armazenamento das doses a -20 graus Celsius e em temperaturas normais de geladeira, entre 2 e 8 graus, disse.

(Reportagem de Alistair Smout, em Londres; John Miller, em Zurique; Ludwig Burger, em Frankfurt; e Matthias Blamont, em Paris)