Topo

Fauci se encontrará com equipe de transição de Biden, diz CBS

03/12/2020 15h22

Por Doina Chiacu e Susan Heavey

WASHINGTON (Reuters) - Anthony Fauci, membro da força-tarefa anti-coronavírus da Casa Branca, se encontrará com a equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quinta-feira para suas primeiras conversas substantivas com o novo governo sobre como combater o vírus que já matou cerca de 273 mil norte-americanos.

Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, disse à rede CBS News que espera ter um debate abrangente com membros da equipe de Biden que estão trabalhando para estabelecer prioridades no enfrentamento da pandemia e garantir uma transição suave na posse do dia 20 de janeiro.

Embora já tenha conversado com o futuro chefe de gabinete da Casa Branca, Ron Klain, várias vezes, as conversas não foram substantivas, disse Fauci.

"Eu me reunirei com eles hoje, via Zoom, virtualmente. Então hoje será o primeiro dia em que haverá conversas substantivas entre eu e a equipe de Biden sobre a transição", explicou. "Estou muito satisfeito de que hoje teremos o primeiro debate sobre uma série de coisas, vacinações e coisas assim."

Fauci disse à CBS que gostaria que o processo de transição tivesse começado mais cedo. Donald Trump, o presidente republicano em fim de mandato, está contestando os resultados da eleição de 3 de novembro, e seu governo só deu aval para a transição começar no dia 23 de novembro.

Por ser o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Fauci é o membro mais destacado da força-tarefa da Casa Branca desde que a pandemia começou, e discordou de Trump muitas vezes sobre maneira de enfrentar o vírus.

As mortes decorrentes da pandemia de coronavírus nos EUA passaram de 2 mil por dois dias consecutivos no momento em que a estação mais perigoso do ano para doenças respiratórias se aproxima.

(Reportagem adicional de Trevor Hunnicutt)