Topo

Países ricos podem perder bilhões de dólares se não houver acesso global a vacinas, diz relatório

03/12/2020 16h30

Por Sonia Elks

LONDRES (Fundação Thomson Reuters) - Nações ricas podem perder centenas de bilhões de dólares de produção econômica nos próximos cinco anos se países mais pobres não tiverem acesso igualitário a vacinas contra Covid-19, mostrou um relatório publicado nesta quinta-feira em meio ao aumento do temor de um "nacionalismo da vacina".

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenta garantir os fundos para seu programa ACT Accelerator para tratamentos de Covid-19, pesquisadores disseram que suas descobertas mostraram que existe um argumento financeiro --e também moral-- para se garantir um acesso igualitário.

"Governos estão se concentrando cada vez mais em investimentos que possam ajudar suas próprias economias a reagirem", disse Hassan Damluji, vice-diretor da Fundação Bill & Melinda Gates, que encomendou o relatório à empresa de pesquisas Eurasia Group.

"O ACT Accelerator é precisamente um destes investimentos. Ele é tanto a coisa certa a fazer quanto um investimento que renderá dividendos trazendo a economia global de volta do precipício, beneficiando todas as nações."

O ACT Accelerator (Aceso a Ferramentas contra a Covid-19) é um programa internacional que atua para apoiar o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e exames de Covid-19 e fazer com que estejam disponíveis em todo o mundo.

Agora que nações se preparam para lançar programas de vacinação contra Covid-19 em massa e o Reino Unido se tornou a primeira a aprovar uma vacina para uso nesta semana, surgiu a preocupação de que um "nacionalismo da vacina" possa deixar países mais pobres para trás.

A OMS diz que o programa precisa de 38 bilhões de dólares --dos quais cerca de 28 bilhões ainda faltam-- e sem os quais países de renda mais baixa não conseguirão ter acesso imediato a medicamentos contra Covid-19, incluindo vacinas.

O relatório desta quinta-feira avaliou os benefícios econômicos de se garantir um acesso igualitário global e rápido a vacinas para dez grandes economias: Canadá, França, Alemanha, Japão, Catar, Coreia do Sul, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

O documento mostrou que os estímulos resultantes à economia global podem lhes render ao menos 153 bilhões de dólares em 2020-21, e 466 bilhões até 2025, em uma análise baseada nas previsões da Perspectiva Econômica Mundial do Fundo Monetário Internacional (FMI) para várias circunstâncias de vacinação.

(Reportagem adicional de Thin Lei Win)