Topo

Biden planeja evento de posse reduzido para evitar disseminação do coronavírus

04/12/2020 20h48

WILMINGTON, Estados Unidos (Reuters) - Em um forte contraste com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cujo governo começou com uma disputa sobre a quantidade de pessoas em sua posse, o presidente eleito Joe Biden disse nesta sexta-feira que planeja um evento reduzido devido à pandemia.

O ex-vice-presidente democrata afirmou que espera ser empossado em 20 de janeiro na plataforma que já está sendo construída nos degraus do Capitólio, mas quer evitar as multidões que normalmente se aglomeram no National Mall e ao longo da Pennsylvania Avenue para ver a cerimônia e o desfile.

"Meu palpite é que provavelmente não haverá um desfile inaugural gigantesco na Pennsylvania Avenue. Mas meu palpite é que vocês vão ver muita atividade virtual em Estados de toda América, envolvendo ainda mais pessoas do que antes", disse Biden em Wilmington, no Delaware, onde está preparando sua nova administração.

O governo Trump começou em janeiro de 2017 com o então porta-voz Sean Spicer repreendendo a mídia por publicar fotos que mostravam um público bem menor do que a multidão que havia se reunido para o juramento histórico do presidente Barack Obama como o primeiro presidente negro do país oito anos antes.

Biden disse que sua comissão está trabalhando com a mesma equipe que produziu a Convenção Nacional Democrata, em grande parte online, para planejar uma posse que não aumente os riscos de acelerar a disseminação da Covid-19, que tem atingido níveis recordes nos Estados Unidos.

"As pessoas querem comemorar", declarou Biden. "As pessoas querem poder dizer que passamos o bastão. Estamos avançando. A democracia tem funcionado."

(Reportagem de Trevor Hunnicutt)