Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19 leva taxa de mortes na Holanda para maior patamar desde Segunda Guerra

23.dez.2020 - Motorista de carro recebe kit para teste de covid-19 em Tilburg, na Holanda; número de mortos no país aumentou para o maior patamar desde a Segunda Guerra Mundial neste ano  - Koen van Weel / ANP / AFP
23.dez.2020 - Motorista de carro recebe kit para teste de covid-19 em Tilburg, na Holanda; número de mortos no país aumentou para o maior patamar desde a Segunda Guerra Mundial neste ano Imagem: Koen van Weel / ANP / AFP

Bart Meijer

Em Amsterdã

29/12/2020 08h14

O número de mortos na Holanda aumentou para o maior patamar desde a Segunda Guerra Mundial neste ano devido à pandemia de coronavírus, disse o escritório nacional de estatísticas do país (CBS) hoje.

Até a semana passada, cerca de 162 mil mortes foram relatadas no país de 17 milhões de habitantes, 13 mil a mais do que seria esperado em um ano normal, disse o CBS.

"Tal aumento no número de falecidos não era relatado desde a Segunda Guerra Mundial", disse o órgão.

Cerca de 9 mil pessoas além do normal morreram na primeira onda de infecções pela covid-19 entre o início de março e o início de maio, disse o CBS, enquanto mais 6 mil mortes em excesso foram relatadas desde o início da segunda onda em meados de setembro.

O número de mortes foi menor do que o normal na maioria das demais semanas, disseram os estatísticos.

No total, 770.400 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 na Holanda desde o início da pandemia. Mais de 11 mil pacientes morreram por causa da doença.

O número real de infectados e mortos pela Covid-19 é provavelmente significativamente maior, pois a falta de testes e de capacidade laboratorial fizeram com que somente pacientes em estado grave fizessem exames de detecção da doença nos primeiros meses da pandemia.