Topo

França aperta controles de fronteira e adianta toque de recolher

França aperta controles de fronteira e adianta toque de recolher - Marc Piasecki/Getty Images
França aperta controles de fronteira e adianta toque de recolher Imagem: Marc Piasecki/Getty Images

14/01/2021 16h10

A França fortalecerá os controles de fronteira e antecipará seu toque de recolher noturno em duas horas, para as 18h, conforme tenta conter a disseminação de infecções por coronavírus, disse o primeiro-ministro, Jean Castex, nesta quinta-feira.

O toque de recolher nacional revisado entrará em vigor no sábado, afirmou Castex em entrevista coletiva. A partir de segunda-feira, todos os viajantes vindos de fora da União Europeia para a França terão que apresentar teste negativo para Covid-19 e se isolar por uma semana na chegada.

Castex disse que o governo fará todo o possível para evitar o fechamento de escolas, mas que, se a epidemia sair do controle, colocará o país novamente sob lockdown.

O número de mortos por coronavírus na França está perto de 70.000, o sétimo maior do mundo.

O número de pacientes com Covid-19 em hospitais tem se mantido estável em 24.000 a 25.500 por cinco semanas. Mas as autoridades de saúde estão preocupadas com a variante mais transmissível detectada pela primeira vez no Reino Unido, que agora responde por cerca de 1% dos novos casos na França.

"Precisamos fazer de tudo para evitar que essa variante se espalhe na França", disse o ministro da Saúde, Olivier Véran, em entrevista coletiva.