Topo

Governo de MG prevê avanço na próxima semana em negociação com Vale por Brumadinho

Governo de MG prevê avanço na próxima semana em negociação com Vale por Brumadinho -                                 Antonio Cruz/ Agência Brasil
Governo de MG prevê avanço na próxima semana em negociação com Vale por Brumadinho Imagem: Antonio Cruz/ Agência Brasil

14/01/2021 19h27

O governo de Minas Gerais disse que segue em negociações com a Vale sobre um eventual acordo global para reparação de danos pelo desastre de Brumadinho, após uma reunião entre as partes nesta quinta-feira.

"O formato de um eventual acordo entre o Poder Público de Minas Gerais e a mineradora Vale para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, continua em discussão. A expectativa é que as negociações avancem na próxima semana", afirmou, em nota.

Não foi possível falar de imediato com representantes da Vale.

O secretário-geral da administração estadual, Mateus Simões, sinalizou na semana passada que o governo pretende obter um acordo com a empresa ainda em janeiro, antes que o incidente complete dois anos, no dia 25.

Caso não haja acerto com a companhia nesse prazo, o Estado poderá deixar a mesa de negociações para aguardar uma decisão judicial sobre pedidos de indenização pelo desastre, segundo ele.

Antes, Simões afirmou à Reuters que espera fechar um acordo superior a 28 bilhões de reais junto à Vale como reparação pelo rompimento da barragem, que deixou cerca de 270 mortos.