Topo

Irã começará a vacinar contra Covid-19 nas próximas semanas, diz presidente Rouhani

23/01/2021 16h06

DUBAI (Reuters) - O presidente Hassan Rouhani disse neste sábado que as vacinações contra a Covid-19 começarão nas próximas semanas no Irã, o país mais atingido do Oriente Médio.

"As vacinas estrangeiras são uma necessidade até que as vacinas locais estejam disponíveis", disse Rouhani em comentários na televisão, sem dar detalhes sobre quais vacinas estrangeiras seriam usadas.

Seus comentários foram feitos quando as mortes diárias por causa de coronavírus caíram para um nível mínimo de mais de sete meses e as autoridades anunciaram que não havia mais "cidades vermelhas" de alto risco no país.

No início deste mês, o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, a autoridade máxima do Irã, proibiu o governo de importar vacinas dos EUA e do Reino Unido, que ele disse estarem possivelmente tentando espalhar a infecção a outros países.

O próprio Rouhani, em cumprimento à proibição de Khamenei, disse na época que seu governo compraria "vacinas estrangeiras seguras".

O Irã começou testes em humanos de sua primeira vacina candidata doméstica no mês passado, dizendo que isso poderia ajudá-lo a derrotar a pandemia, apesar das sanções dos EUA que afetam sua capacidade de importar vacinas.

"Tem havido bons movimentos no campo das vacinas locais e estrangeiras", disse Rouhani, acrescentando que três vacinas domésticas - Barekat, Pasteur e Razi, algumas das quais foram desenvolvidas com colaboração estrangeira - podem começar na primavera e no verão no país.

(Reportagem da redação de Dubai)