Topo

Papa não participará de eventos em razão de nova crise ciática

23/01/2021 15h19

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco sofreu uma nova crise ciática que causa dores na perna, forçando-o a perder três eventos nas próximas 48 horas, disse o Vaticano neste sábado.

O papa ainda deve ler seu discurso semanal no Angelus ao meio-dia no domingo, no entanto, ele perderá duas cerimônias religiosas programadas para 24 e 25 de janeiro, e adiará um discurso anual ao corpo diplomático que foi marcado para segunda-feira.

A doença reapareceu em dezembro passado e fez com que Francisco não pudesse participar de serviços religiosos durante o feriado de Ano Novo. Ele não pareceu sentir um desconforto indevido nas aparições subsequentes.

O papa, de 84 anos, sofre há muito tempo de dor ciática, uma condição que faz com que a dor irradie da parte inferior das costas ao longo do nervo ciático até a parte inferior do corpo.

Ele às vezes é visto andando com dificuldade por causa do problema e recebe fisioterapia regularmente.

Francisco estava programado para liderar uma missa no domingo na Basílica de São Pedro e celebrar outra na segunda-feira em uma igreja em Roma. Ambas as cerimônias requerem que o celebrante principal fique de pé durante a maior parte do serviço.

A saúde do papa está geralmente boa desde sua eleição em 2013 e os eventos do Ano Novo foram as primeiras grandes cerimônias a que ele perdeu por causa de uma doença.

(Reportagem de Philip Pullella)