Topo

Tentativa dos EUA de obter mais doses de ampola de vacina da Pfizer esbarra em falta de seringas

Tentativa dos EUA de obter mais doses de ampola de vacina da Pfizer esbarra em falta de seringas - Divulgação/Pixabay
Tentativa dos EUA de obter mais doses de ampola de vacina da Pfizer esbarra em falta de seringas Imagem: Divulgação/Pixabay

25/01/2021 15h41

O maior fabricante mundial de seringas não tem capacidade de aumentar substancialmente o fornecimento aos Estados Unidos de seringas especiais necessárias para extrair mais doses de ampolas da vacina contra Covid-19 da Pfizer nas próximas semanas, disse um executivo em uma entrevista.

A vacina feita pela Pfizer e por sua parceira alemã BioNTech, uma das duas autorizadas para uso emergencial nos EUA, é despachada em ampolas indicadas inicialmente para conter cinco doses, mas seis doses podem ser obtidas com seringas especiais, chamadas de espaço morto baixo, que minimizam a quantidade de vacina que sobra na seringa após o uso.

Se os profissionais de saúde puderem extrair a sexta dose com eficácia, isso permitiria que os suprimentos aumentassem 20% e poderia ser um reforço financeiro para a Pfizer, que é paga por dose.

O governo dos EUA começou a dar novos conjuntos de seringa a profissionais de saúde para extrair seis vacinas de cada ampola, e disse que três das seringas de espaço morto baixo em cada conjunto de seis agulhas permitirá a extração, de acordo com um email analisado pela Reuters.

Uma porta-voz do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) disse que os novos conjuntos contêm uma "maioria" de seringas de espaço morto baixo.

O fabricante de seringa Becton Dickinson fez um acordo com o governo dos EUA para fornecer 286 milhões de seringas para vacinas contra Covid-19, incluindo cerca de 40 milhões de seringas de espaço morto baixo, e está totalmente preparado para cumpri-lo, disse Troy Kirkpatrick, diretor de relações públicas sênior da empresa.

As seringas de espaço morto baixo são um produto de nicho, e a Becton Dickinson não debateu os planos com o governo norte-americano para aumentar substancialmente sua produção quando começou a se preparar para a distribuição da vacina no ano passado, disse.

"Estamos prontos para apoiar o governo dos EUA, mas estamos tentando fazer com que todos entendam que estes produtos não são algo que temos uma capacidade infinita de produzir, e preparar linhas novas toma tempo", explicou Kirkpatrick.

A empresa sediada em Nova Jersey é a maior fabricante mundial de seringas e agulhas, de acordo com a 360iResearch, e Kirkpatrick disse que ela aumentou a produção geral em cerca de 1 bilhão de seringas para 2021.