Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelo menos 11 morrem em conflito armado por território na Colômbia, diz governo

Um grupo de ex-guerrilheiros das Farc e a facção Los Contadores estão disputando o controle de uma região no sudoeste da Colômbia - Federico Rios Escobar/The New York Times
Um grupo de ex-guerrilheiros das Farc e a facção Los Contadores estão disputando o controle de uma região no sudoeste da Colômbia Imagem: Federico Rios Escobar/The New York Times

Luis Jaime Acosta

22/02/2021 20h22

Pelo menos 11 pessoas foram mortas em conflitos entre dois grupos armados no sudoeste da Colômbia durante o final de semana, afirmou o ministro da Defesa do país na segunda-feira, enquanto anunciava recompensas em troca de informações sobre o episódio de violência, e prometeu segurança melhor.

As mortes aconteceram em áreas rurais perto de Tumaco, uma cidade portuária no Pacífico na província de Narino, contou o ministro da Defesa, Diego Molano, em entrevista coletiva.

O Oliver Sinisterra - um grupo de ex-guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que rejeita o acordo de paz de 2016 - e a facção Los Contadores estão disputando o controle da região, disse o ministro.

Entre os mortos estão membros dos grupos armados e civis.

"No final de semana quatro incidentes com mortos aconteceram, presumidamente relacionados com confrontos de criminosos em busca de domínio territorial", disse Molano.

Há cerca de 9.700 hectares de plantações de coca na região rural de Tumaco, o suficiente para produzir 75 toneladas de cocaína por ano. As plantações alimentam disputas entre grupos armados ilegais em busca de grandes lucros, segundo Molano.

Recompensas de até 56 mil dólares estão sendo oferecidas por informações que levem à prisão de "El Gringo" ou de "Mario 40", os respectivos líderes dos grupos Oliver Sinisterra e Los Contadores.