Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden e rei saudita conversam antes de publicação de relatório sobre morte de jornalista

25/02/2021 21h00

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao rei Salman da Arábia Saudita nesta quinta-feira que trabalhará por laços bilaterais "mais fortes e transparentes possíveis", informou a Casa Branca, antecedendo à esperada publicação de um relatório de inteligência sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018.

O relatório é uma versão de uma investigação secreta que, segundo fontes, destaca o filho do rei, o príncipe da coroa Mohammed bin Salman, aprovando o assassinato de Khashoggi no consulado saudita em Istambul.

Biden e Salman discutiram a segurança regional e outras questões, e o presidente norte-americano disse ao monarca saudita que "vai trabalhar para tornar a relação bilateral o mais forte e transparente possível", afirmou a Casa Branca.

"Os dois líderes afirmaram a natureza histórica da relação", disse a Casa Branca em nota. O comunicado não mencionou o relatório sobre Khashoggi, um teste sobre a relação estreita que já dura décadas entre os dois aliados enquanto eles tentam trabalhar em conjunto para enfrentar a crescente influência do Irã no Oriente Médio.

Biden depois disse a jornalistas que a conversa telefônica, a primeira com o monarca desde sua chegada à Presidência, foi "boa".

Uma pessoa familiarizada com a questão afirmou à Reuters que a publicação do relatório ocorreria após a conversa entre os dois líderes. A publicação também foi atrasada pois o príncipe da coroa, governante de fato do país, passou por cirurgia nesta semana, segundo disse a fonte.