PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

China confirma Xie Zhenhua como novo enviado especial do clima

Ex-representante da China para mudanças climáticas, Xie Zhenhua agora ocupa o posto de enviado especial do clima - Reprodução
Ex-representante da China para mudanças climáticas, Xie Zhenhua agora ocupa o posto de enviado especial do clima Imagem: Reprodução

Muyu Xu e David Stanway

25/02/2021 08h47

PEQUIM (Reuters) - Xie Zhenhua, que atuou como negociador-chefe da China durante reuniões climáticas cruciais em Copenhague e Paris, foi indicado como o novo enviado especial do país para o clima, confirmou o Ministério do Meio Ambiente chinês nesta quinta-feira.

A medida chega no momento em que Pequim tenta restaurar a diplomacia climática com os Estados Unidos após um hiato de quatro anos durante o governo de Donald Trump.

O Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente disse que a indicação do funcionário veterano reflete o comprometimento da China com o fortalecimento da comunicação com todos os lados no que diz respeito à mudança climática.

Xie comandou a delegação climática chinesa entre 2007 e 2018. Acredita-se que seu relacionamento já antigo com sua contrapartida norte-americana, Todd Stern, ajudou a fazer o acordo de Paris vingar no final de 2015.

Trump não quis substituir Stern ao assumir como presidente em 2017, e iniciou o processo de retirada dos EUA do acordo de Paris mais tarde no mesmo ano.

Agora Washington voltou ao pacto com o presidente Joe Biden, e o ex-secretário de Estado John Kerry foi indicado como enviado especial para o clima do país.

A indicação de Xie é um segredo de polichinelo desde o início de fevereiro. Kerry disse à Reuters que Xie é um "líder" e um "defensor habilidoso" da China.

Internacional