PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Com estátua dourada de Trump, conservadores mostram fidelidade ao ex-presidente

26/02/2021 20h01

Por Steve Holland e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - Conservadores norte-americanos saudaram Donald Trump em uma reunião anual na sexta-feira, em que até mesmo uma estátua dourada do ex-presidente estava exposta, mostrando que ele continua sendo uma força política republicana, apesar das cenas violentas em Washington no mês passado.

Congressistas conservadores proeminentes --incluindo os senadores Ted Cruz, Tom Cotton e Josh Hawley e os deputados Steve Scalise e Matt Gaetz-- estavam entre os apoiadores de Trump que falaram na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês) em Orlando, na Flórida, onde o ex-presidente estará no domingo.

Nas últimas semanas tumultuadas de Trump no cargo, seus apoiadores lançaram um ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro, em uma tentativa de impedir o Congresso de certificar a vitória eleitoral do presidente democrata Joe Biden, uma vitória que Trump falsamente alegou ter sido manchada por fraude generalizada.

Se houvesse alguma dúvida de que o CPAC este ano foi dedicado a Trump, a estátua dourada do ex-presidente, vestido com uma jaqueta, gravata vermelha e shorts de boxe da bandeira dos Estados Unidos, estava em exibição no local da conferência.

Dois participantes empurraram a estátua enorme pelo saguão do centro de conferências, de acordo com um vídeo na mídia social. Não ficou claro por que a estátua, mostrando uma versão caricatural de Trump, estava lá.