Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil bate pelo 5º dia seguido recorde em média de mortes por Covid-19

28/02/2021 20h04

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil bateu neste domingo o quinto recorde consecutivo de média diária de mortes por Covid-19, enquanto registrou a segunda maior média de novos casos desde o início da pandemia, em números que dão ideia da gravidade do atual estágio da crise sanitária no país.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 721 óbitos decorrentes da Covid-19, com 34.027 registros da doença, conforme dados do Ministério da Saúde.

O represamento de testes que normalmente ocorre durante o fim de semana tende a reduzir a contabilização de novos casos e mortes pela doença.

Pela média móvel de sete dias, contudo, o número diário de mortes foi a 1.205, cifra mais alta desde o início da pandemia e o quinto dia consecutivo em que o recorde é quebrado. Dos dez dias de média mais alta de falecimentos, nove são deste mês de fevereiro.

A média móvel de novos casos alcançou 54.726 neste domingo, segundo maior número de toda a pandemia e pouco atrás da cifra do último dia 12 de janeiro (55.034). Todas as dez médias móveis mais altas de novos casos ocorreram neste ano.

A piora nos números da pandemia no país ocorre em meio ao caos em serviços públicos de saúde de vários Estados, com a falta de leitos de UTI levando governadores a adotar novas medidas de restrição ou a reforçar as que já vinham sendo aplicadas, apesar de críticas abertas do presidente Jair Bolsonaro ao fechamento de atividades.

Neste domingo, Bolsonaro voltou a criticar as medidas de restrição anunciadas e disse que a saúde "sempre teve seus problemas".

"A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores", afirmou em postagem no Twitter ao comentar uma foto, também na postagem, de título e linha fina de uma reportagem do G1 de março de 2015 sobre falta de leitos de UTI no país.

"HOJE, ao FECHAREM O COMÉRCIO e novamente te obrigar a FICAR EM CASA, vem o DESEMPREGO EM MASSA com consequências desastrosas para o país", completou o presidente em texto na rede social.

No total, o Brasil soma agora 10.551.259 casos de Covid-19, com 254.942 mortes pela doença.

O país segue como o terceiro no mundo em número de casos, atrás dos EUA (28,6 milhões) e da Índia (11,1 milhões), de quase 114 milhões de registros globalmente.

Em número de mortes, o país tem a segunda pior marca, enquanto os EUA contabilizam 513.052 óbitos. No mundo, mais de 2,52 milhões de pessoas morreram devido à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

(Por José de Castro)