Topo

Esse conteúdo é antigo

Último líder soviético, Gorbachev comemora aniversário de 90 anos no Zoom

02/03/2021 13h47

MOSCOU (Reuters) - Mikhail Gorbachev, o último líder soviético, dará uma festa pelo aplicativo de conversas Zoom durante a quarentena para comemorar seu 90º aniversário nesta terça-feira, e o presidente russo, Vladimir Putin, o louvou como um "estadista excepcional" que influenciou o rumo da história.

Gorbachev, que defendeu o controle de armas e reformas de viés democrático como líder soviético nos anos 1980, tem grande respaldo internacional devido à percepção de que ajudou a acabar com a Guerra Fria.

Na Rússia, seus críticos o culpam pelo que consideram o desmantelamento desnecessário e sofrido da União Soviética em 1991.

Gorbachev está em quarentena em um hospital há meses por precaução devido à pandemia de coronavírus, e será o anfitrião de uma festa virtual com amigos próximos e funcionários de sua fundação, disse seu porta-voz, Vladimir Polyakov.

"Ergueremos nossas taças", disse. "Iremos nos reunir aqui, ele estará lá e nos veremos e faremos brindes".

Polyakov disse que mensagens de parabéns de líderes de todo o mundo chegaram, entre elas do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, do presidente norte-americano, Joe Biden, e da chanceler alemã, Angela Merkel.

Putin, que lamenta o colapso soviético, enviou a Gorbachev um telegrama de congratulações que foi publicado no site do Kremlin.

O legado de Gorbachev foi parcialmente desfeito nos últimos anos, já que os laços de Moscou e Washington estão tensionados como no pós-Guerra Fria, um processo que apressou o fim de um tratado que impede as duas nações de mobilizar mísseis balísticos terrestres de certo alcance.

(Por Tom Balmforth)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF