Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê provisório do Líbano pede novo governo conforme protestos continuam

06/03/2021 13h37

BEIRUTE (Reuters) - O primeiro-ministro provisório do Líbano, Hassan Diab, ameaçou neste sábado parar de desempenhar suas obrigações para pressionar os políticos a formarem um novo governo, citando um incidente em que consumidores brigaram por causa de leite para ilustrar a alarmante situação econômica.

O gabinete de Diab renunciou depois da explosão em um porto de Beirute em 4 de agosto que devastou a capital. O primeiro-ministro designado, Saad al-Hariri, foi nomeado em outubro, mas falhou em formar um novo gabinete desde então devido ao impasse político entre ele e o presidente Michel Aoun.

A crise financeira, que começou em 2019, devastou empregos e levantou alertas sobre a fome. Um novo gabinete pode implementar reformas necessárias para receber bilhões de dólares de ajuda internacional.

"Se o recolhimento ajudar com a formação do gabinete, então estou pronto para recorrer a ele, embora vá contra minhas convicções já que prejudica todo o Estado e é prejudicial aos libaneses", disse Diab em discurso televisionado.

(Reportagem de Maha El Dahan e Laila Bassam)