Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Sul não vê ligação entre mortes e vacina contra coronavírus

08/03/2021 13h32

Por Hyonhee Shin e Josh Smith

SEUL (Reuters) - A Coreia do Sul disse nesta segunda-feira que não encontrou nenhuma ligação entre a vacina contra coronavírus e várias mortes recentes, e ordenou que quase 100 mil trabalhadores estrangeiros sejam examinados depois do surgimento de focos em dormitórios.

Autoridades de saúde estão investigando as mortes de oito pessoas com problemas preexistentes que tiveram reações adversas depois de receberam a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, mas disseram que não encontraram indícios de que o imunizante teve algum papel.

"Concluímos provisoriamente que é difícil estabelecer qualquer ligação entre a reação adversa depois de serem vacinados e suas mortes", disse o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia, Jeong Eun-kyeong, em uma entrevista coletiva.

A Coreia do Sul começou a vacinar moradores e funcionários de casas de repouso e outros indivíduos em risco no final de fevereiro, e 316.865 pessoas já receberam suas primeiras doses até domingo.

Vários surtos no setor de manufatura e em ambientes de trabalho de outras indústrias levaram as autoridades a começar a inspecionar 12 mil locais de trabalho com trabalhadores estrangeiros, e vários governos municipais ordenaram que estes sejam examinados nos próximos dias.

"O ambiente de trabalho deles e suas moradias comunitárias elevam o perigo de infecção, mas é difícil encontrar pacientes precocemente por causa de seu acesso limitado a recursos médicos e exames e da questão da permanência ilegal", explicou Jeong.