Maioria dos brasileiros acredita que epidemia está sem controle e tem medo da Covid-19, mostra Datafolha
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O aumento de casos e mortes pela Covid-19 elevou o medo da doença e 79% dos brasileiros acreditam que a epidemia está fora de controle no país, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.
De janeiro, quando foi feito o último levantamento, para a pesquisa realizada entre os dias 15 e 16 de março, o índice de entrevistados que tem essa avaliação cresceu 17 pontos percentuais.
Outros 18% responderam que a epidemia no país está "parcialmente controlada", contra 33% na pesquisa anterior, e apenas 2% responderam que está controlada, ante 3% na sondagem anterior.
O levantamento foi feito por telefone com 2.023 pessoas de todos os Estados do país nos dias 15 e 16 de março e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
O medo de ser contaminado também subiu entre os brasileiros. A pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados declarou ter "muito medo" da Covid-19. Em janeiro, eram 44%. Outros 27% dizem ter "um pouco de medo", eram 33% antes, e 12% dizem não ter medo, contra 16%, enquanto 7% declararam ter tido a doença, mesmo patamar da pesquisa anterior.
Em pesquisa publicada no início desta semana, o Datafolha mostrou também que aumentou entre os brasileiros a crítica à condução do combate à epidemia pelo presidente Jair Bolsonaro. O levantamento mostrou que 54% dos entrevistados consideram o trabalho do presidente na área ruim ou péssimo. Em janeiro, esse índice era de 48%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso