Topo

Esse conteúdo é antigo

Novas fotos mostram imigrantes aglomerados em instalações de fronteira no Texas

22/03/2021 20h04

(Reuters) - Separados em grupos por lonas de plástico, dezenas de imigrantes estão sentados no chão, amontoados, segundo fotografias recentes tiradas dentro de um centro de processamento na fronteira dos Estados Unidos com o México em Donna, no Estado do Texas. 

As fotos foram publicadas na segunda-feira e entregues à Reuters pelo deputado democrata pelo Texas Henry Cuellar, cujo gabinete informou que as imagens foram feitas no final de semana.

Em um dos primeiros grandes desafios de seu governo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está tentando conter uma crescente crise humanitária na fronteira sudoeste dos Estados Unidos com o México. 

Um forte aumento da quantidade de imigrantes que fugiram da violência, de desastres naturais e das dificuldades econômicas na América Central está colocando à prova o compromisso de Biden com uma política de imigração mais humana que a de seu antecessor, Donald Trump. 

A esperança de uma resposta menos dura do governo dos Estados Unidos animou alguns imigrantes a empreender viagens até o norte.

Funcionários das agências de fronteira e alfândega dos EUA estão tendo dificuldades para abrigar e processar um número cada vez maior de menores desacompanhados, muitos dos quais estão detidos em postos de fronteira durante dias enquanto esperam ser instalados em albergues governamentais já sobrecarregados. 

A Agência Alfandegária e de Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos informou no mês passado que estava abrindo uma instalação temporária em Donna para oferecer capacidade de processamento para o setor do vale do Rio Bravo, enquanto um centro permanente é reformado em McAllen.

(Reportagem de Rosalba O'Brien e Ted Hesson)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702))

REUTERS TR