Topo

Esse conteúdo é antigo

São Vicente fica sem energia em meio a tremores vulcânicos

11/04/2021 16h46

Por Robertson S. Henry

KINGSTOWN, São Vicente e Granadinas (Reuters) - A ilha de São Vicente, no Caribe, foi atingida por mais um evento explosivo do vulcão La Soufrière, no começo deste domingo, que causou cortes de energia e escassez de água em algumas regiões, com nuvens de cinzas cobrindo partes da ilha de Barbados.

Após décadas de inatividade, o vulcão entrou em erupção na sexta-feira, gerando escuras nuvens de cinzas cerca de 10 kms no céu e a retirada de milhares de pessoas de suas moradias na ilha. O vulcão continua emitindo estrondos e soltando cinzas desde então.

Na manhã de domingo, a Organização Nacional de Gestão de Emergência afirmou que houve uma enorme falta de luz após “outro evento explosivo” no vulcão. Mas a energia havia sido restaurada até as 12h (horário local), disseram moradores.

“Explosões e cinzas, de magnitude similar ou maiores, devem continuar ocorrendo nos próximos dias”, disse o Centro de Pesquisas Sísmicas da Universidade das Índias Ocidentais, pelo Twitter.

O ministro das Finanças, Camillo Gonsalves, afirmou que o governo acredita que cerca de 20.000 pessoas devem ser deslocadas de suas casas internamente por três a quatro meses.

“Historicamente, o vulcão continua de maneira intermitente por alguns meses”, disse. “A maioria das colheitas na ilha será perdida.”

(Reportagem de Robertson S. Henry)