Topo

Esse conteúdo é antigo

Senador diz já ter assinaturas para que CPI da covid também investigue governadores e prefeitos

Autor do Projeto de Lei 5435/2020 é o senador Eduardo Girão (PODEMOS-CE) - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Autor do Projeto de Lei 5435/2020 é o senador Eduardo Girão (PODEMOS-CE) Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

12/04/2021 12h13

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) informou nesta segunda-feira já ter conseguido alcançar o número mínimo de assinaturas para criar uma CPI ampliada da Covid, para investigar, além de ações do governo federal, a gestão de governadores e prefeitos no enfrentamento à pandemia.

Conforme a assessoria de imprensa do senador, até as 10h desta segunda, ele já tinha conseguido 33 apoios para essa CPI.

Esse número de apoiamentos é até maior do que a CPI da Covid para apurar exclusivamente ações do governo Jair Bolsonaro, que teve sua instalação determinada por ordem na semana passada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

"Nós conseguimos o número suficiente de assinaturas para que a CPI seja ampla, independente e justa para investigar União, governadores e prefeitos", informou o senador cearense, conforme a assessoria.

Segundo o parlamentar, o pedido foi apresentado no começo de março e ganhou força após a determinação do Supremo Tribunal Federal exigindo a instalação de uma CPI para investigar as ações do governo federal no enfrentamento ao coronavírus.

Em meio ao pior momento da pandemia no país e intensas críticas à gestão federal, Bolsonaro já defendeu uma CPI ampliada no Senado na linha da proposta por Girão.

Por ora, não é possível saber se ela será aceita ou se será incluída na CPI da Covid.