Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia precisa encerrar mobilização militar na Ucrânia, diz Otan

13/04/2021 09h34

Por Robin Emmott e Sabine Siebold

BRUXELAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, pediu à Rússia nesta terça-feira que retire as tropas que a entidade diz que Moscou está acumulando nas fronteiras com a Ucrânia antes de uma reunião de emergência de ministros das Relações Exteriores e da Defesa aliados.

O chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, voou a Bruxelas para conversar com Stoltenberg um dia depois de Kiev acusar o Kremlin de ignorar seu pedido de diálogo entre os presidentes dos dois países a respeito de uma mobilização de soldados russos perto da fronteira.

"Nas últimas semanas, a Rússia enviou milhares de tropas prontas para o combate às fronteiras da Ucrânia, o maior ajuntamento de tropas russas desde a anexação ilegal da Crimeia em 2014", disse Stoltenberg.

"A Rússia precisa encerrar esta mobilização militar dentro e nos arredores da Ucrânia, parar com suas provocações e recuar imediatamente", disse ele em uma coletiva de imprensa com Kuleba, que disse que Kiev quer uma solução diplomática.

Kiev e Moscou se acusam mutuamente pela piora da situação em Donbass, região do leste onde tropas ucranianas enfrentam forças apoiadas pela Rússia em um conflito que a Ucrânia disse já ter matado 14 mil pessoas desde 2014.

O Ocidente expressou preocupação nas últimas semanas com uma grande mobilização de forças russas perto da fronteira leste da Ucrânia e na Crimeia.

(Por Robin Emmott e Sabine Siebold)