Topo

Esse conteúdo é antigo

Partido pró-independência da Escócia caminha para vitória nas eleições, mas sem maioria

08/05/2021 14h04

Por Russell Cheyne

GLASGOW, Escócia (Reuters) - O Partido Nacional Escocês (SNP, sigla em inglês), que prometeu realizar um referendo sobre a independência do país que pode romper o Reino Unido se retornar ao poder, caminha para a vitória na eleição parlamentar deste sábado, mas sem uma maioria absoluta.

O SNP disse que buscará realizar uma nova votação sobre secessão se uma maioria pró-independência retornar ao parlamento com 129 assentos, preparando o terreno para um confronto com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Johnson disse que recusaria qualquer eleição do tipo porque os escoceses apoiaram ficar no Reino Unido em 2014.

Resultados neste sábado mostraram que o SNP caminhava para um quarto mandato consecutivo, com 57 dos 68 assentos declarados até agora.

Não conseguiu, no entanto, vencer a disputa crucial em Aberdeenshire West - um resultado que, segundo comentaristas, faz com que seja altamente improvável que consiga maioria absoluta, provavelmente ficando a um ou dois assentos disso.

O sistema eleitoral - que aloca 56 assentos com base em uma representação proporcional que ajuda partidos menores - significa que o SNP não deve ganhar assentos adicionais suficientes, em meio a sinais de votações táticas de eleitores pró-sindicatos.

Os resultados finais devem chegar ainda neste sábado.

Ainda é provável que haja uma maioria pró-independência, mesmo se o SNP não atingir a maioria, porque o Partido Verde aprova a secessão. Mas apoiadores do sindicato argumentam que, sem a maioria do SNP, não há mandato para um referendo.

(Michael Holden e Andrew MacAskill)