Topo

Esse conteúdo é antigo

Operador de dutos de combustíveis dos EUA busca se recuperar de ataque cibernético

09/05/2021 12h33

(Reuters) - A principal operadora de dutos de combustíveis dos EUA, Colonial Pipeline, trabalhou neste domingo para se recuperar de um ataque cibernético de ransomware que a forçou a paralisar operações na sexta-feira e gerou preocupações de um aumento nos preços da gasolina no varejo.

A Colonial disse no sábado que estava "continuando a monitorar o impacto dessa paralisação temporária do serviço" e a trabalhar para restaurar o serviço. Não deu uma estimativa para uma data de reinício e declinou fazer comentários adicionais neste domingo.

O incidente é uma das operações de resgate digital mais perturbadoras já relatadas e levou a pedidos de legisladores americanos para reforçar as proteções para a infraestrutura de energia dos EUA contra hackers.

A colonial movimenta 2,5 milhões de barris por dia de gasolina e outros combustíveis de refinarias da Costa do Golfo para consumidores no meio do Atlântico e sudeste dos Estados Unidos.

Sua rede de 8.850 km atende os principais aeroportos dos EUA, incluindo o Aeroporto Hartsfield Jackson de Atlanta, o mais movimentado do mundo em tráfego de passageiros.

Especialistas em combustível de varejo, incluindo a American Automobile Association, disseram que uma interrupção de vários dias poderia ter impactos significativos no fornecimento de combustível regional, particularmente no sudeste dos EUA.

Enquanto a investigação do governo dos EUA está nos estágios iniciais, um ex-funcionário dos EUA e duas fontes da indústria disseram que os hackers são provavelmente um grupo cibercriminoso profissional e que um grupo apelidado de "DarkSide" estava entre os possíveis suspeitos.

(Por Richard Valdmanis)