Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê britânico deve suavizar lockdown inglês para permitir "abraços cautelosos"

10/05/2021 09h28

Por Estelle Shirbon

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, delineará nesta segunda-feira a próxima fase da amenização do lockdown da Inglaterra, liberando "abraços cautelosos" e permitindo que pubs sirvam cervejas aos clientes do lado de dentro depois de meses de medidas rigorosas.

O país está no processo de suspender gradualmente seu lockdown ao longo de um período de meses, uma ação alinhada a um plano de quatro etapas revelado em fevereiro, já que uma distribuição rápida de vacinas ajudou a reduzir o número de casos e mortes de Covid-19.

Na Etapa 3, a partir de 17 de maio os ingleses poderão se reunir em ambientes fechados pela primeira vez em meses em grupos de até seis pessoas ou duas casas.

Pubs, cafés e restaurantes também poderão receber clientes do lado de dentro pela primeira vez em meses sujeitos a certas regras. Outros locais de entretenimento fechados, como cinemas e instalações esportivas, também poderão retomar as atividades.

O gabinete de Johnson em Downing Street disse que os dados mais recentes sobre vacinações, infecções, hospitalizações e mortes de Covid-19 e o risco representado por novas variantes foram levados em conta para se passar para a Etapa 3.

"Os dados refletem o que já sabíamos: não deixaremos este vírus nos derrotar", disse Johnson, de acordo com o comunicado.

"O roteiro continua de pé, nosso programa de vacinação bem-sucedido continua: mais de dois terços dos adultos do Reino Unido já receberam a primeira vacina, e agora podemos prever um relaxamento cautelosa, mas irreversível."

Também se acredita que o governo dirá se as regras de distanciamento social com amigos e familiares podem ser afrouxadas, o que gerou manchetes sobre "abraços cautelosos".

A ministra da Saúde Mental, Nadine Dorries, foi questionada pela rede BBC se as pessoas serão aconselhadas a se abraçar cautelosamente. "Não acho que se possa abraçar cautelosamente, mas o primeiro-ministro fará o anúncio esta tarde", respondeu ela.

A reabertura só se aplicará à Inglaterra – os governos semiautônomos de Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales estabelecerão suas próprias regras.

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos, o Reino Unido tem o quinto maior número mundial de mortes de Covid-19: 127.605. Dois terços dos adultos britânicos já receberam uma primeira vacina e um terço já recebeu as duas doses.

(Reportagem adicional de Guy Faulconbridge e Kate Holton)