Topo

Esse conteúdo é antigo

Profissionais do sexo voltam à ativa na Holanda com suavização de restrições da Covid

17/05/2021 10h11

AMSTERDÃ (Reuters) - Os profissionais do sexo voltarão a trabalhar na Holanda nesta semana graças à suavização das restrições da Covid-19, informou o ministro da Saúde, Hugo de Jonge, nesta segunda-feira.

As autoridades também permitirão que parques, zoológicos, academias de ginástica e piscinas ao ar livre reabram na quarta-feira, uma vez que as vacinações contra a Covid-19 diminuíram a pressão sobre os hospitais, disse o ministro a repórteres.

A prostituição é legal na Holanda, mas o governo a proibiu em meados de novembro ao adotar restrições para desacelerar a disseminação do coronavírus.

Profissionais do sexo protestaram em Amsterdã em março, dizendo que estavam sofrendo discriminação enquanto as autoridades permitiam que outros "negócios de contato", como cabeleireiros e massagistas, reabrissem.

Durante o lockdown, o governo ofereceu apoio financeiro limitado aos profissionais do sexo que tivessem um contrato de trabalho válido e que podiam provam que a pandemia lhes custava ao menos 20% de sua renda.

De Jonge disse que os níveis de vacinação e de infecção já chegaram a um ponto no qual o governo pode levar adiante planos de uma suavização calculada das restrições.

Bibliotecas públicas reabrirão na terça-feira, e medidas adicionais, como reabrir museus e permitir o atendimento no interior dos restaurantes, são esperadas nas próximas três semanas, acrescentou.

As infecções de coronavírus caíram mais de um quarto no país neste mês depois de atingirem os níveis mais altos do ano em abril.

(Por Bart Meijer)