Topo

Esse conteúdo é antigo

BCE faz um bom progresso para nova estratégia, diz Lagarde

20/06/2021 14h02

FRANKFURT (Reuters) - Os responsáveis pelas políticas do Banco Central Europeu que se reuniram neste fim de semana fizeram "bom progresso" na remodelação de seus objetivos estratégicos, incluindo o papel no combate às mudanças climáticas e uma abordagem revisada para a inflação, afirmou a presidente do órgão, Christine Lagarde, neste domingo.

Os 25 membros do Conselho do BCE se reuniram em um hotel próximo a Frankfurt para dar impulso à primeira revisão do banco em sua política monetária em quase duas décadas. A intenção é concluí-la na segunda metade deste ano.

Lagarde não forneceu detalhes dos resultados das conversas, limitando-se a dizer que eles trataram da meta de inflação do BCE, do horizonte de planejamento, de ligações entre mudanças climáticas e política monetária e da modernização das comunicações do banco central.  

"Estou feliz que tenhamos conseguido ter discussões profundas e que tenhamos feito um bom progresso na definição de características concretas da nossa estratégia futura de política monetária", disse Lagarde em um comunicado após a reunião de três dias.

(Reportagem de Francesco Canepa)