Topo

Esse conteúdo é antigo

Vaticano revela propriedades imobiliárias pela primeira vez

São 4.051 propriedades na Itália e cerca de 1.120 no exterior - Getty Images
São 4.051 propriedades na Itália e cerca de 1.120 no exterior Imagem: Getty Images

Philip Pullella

Da Reuters

24/07/2021 14h13

O Vaticano levou a público informações sobre suas propriedades imobiliárias pela primeira vez neste sábado, revelando que é dono de mais de 5.000 imóveis, na divulgação mais detalhada que já houve de suas finanças.

A informação estava em dois documentos, um balanço financeiro consolidado de 2020 da Santa Sé e o primeiro orçamento público da história para a Administração do Patrimônio da Santa Sé (APSA).

A Administração, uma espécie de escritório geral de contabilidade, administra imóveis e investimentos, paga salários e age como um escritório de compras e departamento de recursos humanos.

Entre os dois documentos —cada um com um número sem precedentes de gráficos e mapas— e duas entrevistas explicativas, o Vaticano emitiu mais de 50 páginas de material financeiro.

O orçamento de 30 páginas da Administração mostrou que ela é dona de 4.051 propriedades na Itália e cerca de 1.120 no exterior, sem incluir embaixadas ao redor do mundo.

Apenas cerca de 14% das suas propriedades italianas foram alugadas a taxas de mercado. As outras estão alugadas com descontos, muitas para funcionários da igreja. Aproximadamente 40% eram prédios institucionais, como escolas, conventos e hospitais.

A documentação mostra que a Administração possui propriedade como investimentos em áreas nobres de Londres, Genebra, Lausanne e Paris, por exemplo.