Topo

Esse conteúdo é antigo

Senadores dos EUA prevêem aprovação de projeto de infraestrutura nesta semana, mas ainda aguardam texto final

01/08/2021 12h58

Por David Lawder e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - Os senadores dos EUA disseram que esperam ver o texto final no domingo para um pacote de gastos de 1 trilhão de dólares em estradas, ferrovias, redes de comunicação e outras infraestruturas, prevendo a aprovação final no final desta semana.

A senadora Susan Collins, uma republicana do Maine, disse à CNN que acredita que pelo menos 10 republicanos apoiarão a medida, permitindo que ela supere uma barreira processual de 60 votos.

"Minha esperança é que terminemos o projeto de lei até o final da semana", disse Collins, acrescentando que a medida é "boa para a América".

O senador Joe Manchin, um democrata da Virgínia Ocidental, disse ao programa "Face the Nation" da CBS que outra votação processual seria possível no domingo e que ele esperava que o projeto fosse aprovado na quinta-feira. Ele disse que o texto do projeto estava quase completo.

O Senado deve se reunir às 12h00 EDT (1600 GMT) no domingo, em uma rara sessão de fim de semana.

O enorme pacote de infraestrutura é uma das principais prioridades legislativas do presidente Joe Biden e seria o maior investimento em estradas, pontes, portos e trânsito dos Estados Unidos em décadas.

Inclui 550 bilhões de dólares em novos gastos, além de 450 bilhões de dólares em fundos previamente aprovados e forneceria dinheiro para substituir canos de água de chumbo e construir uma rede de estações de carregamento de veículos elétricos.

O texto final - incluindo disposições detalhadas para pagar por isso - determinará se uma considerável maioria bipartidária no Senado dividido pode se manter.

(Reportagem de David Morgan e Richard Cowan; Escrita de Makini Brice; Edição de Ross Colvin e Andrea Ricci)