Topo

Esse conteúdo é antigo

Beirute lembra um ano de explosão em porto com revolta e luto

04/08/2021 11h46

Por Imad Creidi

BEIRUTE (Reuters) - O Líbano lembrou o primeiro aniversário da explosão catastrófica no porto de Beirute nesta quarta-feira, e moradores expressaram revolta e tristeza em uma cidade na qual muitos ainda estão de luto e exigindo justiça.

Um ano após a explosão, causada por uma quantidade imensa de nitrato de amônia armazenada inadequadamente no porto durante anos, nenhuma autoridade de alto escalão foi responsabilizada, o que enfurece muitos libaneses no momento em que o país sofre um colapso financeiro debilitante.

A investigação libanesa sobre o desastre está travada, já que pedidos para interrogar políticos veteranos e ex-autoridades são negados.

Mais de 200 pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas. Uma das maiores explosões não-nucleares já registradas, ela foi sentida até no Chipre, a mais de 240 quilômetros de distância.

As famílias das vítimas organizam manifestações exigindo justiça para os que perderam a vida.

"Ainda não esquecemos, esta é uma hora de revolta e tristeza", disse Khose Khilichian, morador do bairro de Bourj Hammoud, próximo do porto, que disse que rezará pelas vítimas. "Minha esposa e eu estávamos na sacada, e fomos parar no meio da sala de estar. Minha casa toda foi destruída."

O dano ainda é visível em grande parte de Beirute. O porto se assemelha ao local da queda de uma bomba, e seus silos de grãos elevados continuam danificados.

Um cartaz imenso em um edifício com vista para o porto dizia: "Reféns de um Estado Homicida".