PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Clérigo linha-dura Ebrahim Raisi toma posse como presidente do Irã

18.jun.2021 - O ultraconservador Ebrahim Raisi foi eleito novo presidente do Irã - Atta Kenare/AFP
18.jun.2021 - O ultraconservador Ebrahim Raisi foi eleito novo presidente do Irã Imagem: Atta Kenare/AFP

Parisa Hafezi

Da Reuters

05/08/2021 09h40Atualizada em 05/08/2021 10h25

O clérigo linha-dura Ebrahim Raisi tomará posse como presidente do Irã hoje no momento em que os governantes clericais enfrentam crises crescentes em casa e no exterior.

A televisão iraniana disse que Raisi, de 60 anos, será empossado ainda hoje, dois dias depois de receber o endosso formal do líder supremo da República Islâmica para assumir o cargo na esteira de sua vitória eleitoral de junho.

Raisi, que é alvo de sanções dos Estados Unidos devido a alegações de abusos de direitos humanos cometidos durante seu tempo como juiz, promete adotar medidas para suspender as duras punições norte-americanas, que reduzem as exportações de petróleo do Irã e o baniram do sistema bancário internacional.

O Irã está negociando com seis grandes potências para reativar um acordo nuclear de 2015 abandonado três anos atrás pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, que o considerava brando demais com Teerã.

Conforme o acordo, o Irã concordou em limitar seu programa nuclear em troca da suspensão de sanções internacionais, mas Trump retirou seu país do pacto e reativou sanções que prejudicam a economia iraniana. Desde então, Teerã violou limites impostos pelo acordo às suas atividades nucleares.

Assim como o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, Raisi apoia as conversas nucleares, mas muitos acreditam que o clérigo xiita de escalão médio adotará uma postura mais rígida nas negociações hoje travadas, embora Khamenei tenha a palavra final em todas as questões estatais, incluindo a política nuclear.

Internacional