Topo

Esse conteúdo é antigo

Ventos voltam a atiçar incêndios florestais perto de Atenas

05/08/2021 15h36

Por Angeliki Koutantou e Lefteris Papadimas

ATENAS (Reuters) - Ventos fortes revigoraram incêndios florestais ao norte de Atenas nesta quinta-feira, e equipes de emergência lutaram pelo terceiro dia para controlar chamas em toda a Grécia em meio a condições de calor e secura.

Uma parede de fumaça escura se ergueu sobre a capital grega, moradores fugiram dos subúrbios, postulantes de asilo foram retirados e autoridades alertaram para mais incêndios na sexta-feira, enquanto as temperaturas pairavam nos arredores dos 40 graus Celsius.

Com parcelas da vizinha Turquia também em chamas, os céus repletos de fumaça se somaram às imagens apocalípticas de inundações e incêndios vistas em toda a Europa neste verão.

"Se há até mesmo algumas pessoas que têm dúvidas sobre se a mudança climática é real, eu as convido a vir aqui e ver", disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis em Ília, onde as chamas ameaçaram a antiga Olímpia.

Ele visitou uma área do oeste do Peloponeso próxima do local dos antigos Jogos Olímpicos onde bombeiros trabalharam a noite toda para salvar um dos sítios arqueológicos mais conhecidos do país.

Auxiliados por aeronaves e helicópteros que lançavam água, os bombeiros conseguiram controlar parte dos incêndios próximos de Atenas mais cedo nesta quinta-feira, mas os ventos os atiçaram novamente.

Mais de 150 incêndios florestais irromperam em toda a Grécia desde a terça-feira, destruindo casas, obrigando retiradas em dezenas de cidades pequenas e vilarejos e queimando milhares de hectares de florestas.

(Reportagem adicional de Karolina Tagaris)