Premiê de Israel faz 1ª visita oficial ao Egito em uma década
CAIRO (Reuters) - O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, se encontrará com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, nesta segunda-feira para conversas sobre as relações israelo-palestinas e questões bilaterais, informou a Presidência egípcia, a primeira visita de um chefe de governo de Israel ao Egito em uma década.
Bennett, chefe de um partido de extrema-direita que tomou posse em junho, foi convidado por Sisi no mês passado, e os dois devem se reunir em Sharm el-Sheikh, estância do Mar Vermelho situada no extremo sul da península egípcia do Sinai.
Acredita-se que os debates cobrirão "meios e esforços para ressuscitar o processo de paz" entre Israel e os palestinos, disse a Presidência egípcia em um comunicado, além de temas bilaterais e regionais.
As conversas de paz israelo-palestinas travaram em 2014, e analistas dizem haver pouca possibilidade de retomá-las. Bennett, nacionalista à frente de uma coalizão pluripartidária, é contrário a um Estado palestino.
Um dos focos das conversas desta segunda-feira será a situação na Faixa de Gaza, onde o Egito ajudou a mediar um cessar-fogo em maio depois de 11 dias de conflito entre Israel e o Hamas, a facção palestina que controla o enclave, disseram fontes diplomáticas e de segurança.
Um aumento da violência fronteiriça desde o final de agosto testa a trégua frágil. Ao longo da semana passada, militantes palestinos lançaram foguetes contra Israel durante três noites consecutivas, atraindo ataques aéreos israelenses.
(Por Mohamed Waly, Aidan Lewis, Maayan Lubell e Jeffrey Heller)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.