Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA terão dados sobre doses de reforço das vacinas Moderna e J&J nas "próximas semanas", diz Fauci

19/09/2021 14h22

Por Chris Prentice

WASHINGTON (Reuters) - Os dados necessários para determinar se haverá ou não doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 da Moderna e da Johnson & Johnson chegarão em algumas semanas, disse o principal conselheiro médico do presidente Joe Biden neste domingo, com as autoridades já sinalizando que as doses podem ser recomendadas para um número amplo de americanos.

Os reguladores de saúde dos EUA já começaram a considerar uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNTech. Um painel consultivo da FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA) já recomendou na sexta-feira uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNTech para pessoas com 65 anos ou mais ou com alto risco de manifestação grave da Covid-19, mas não endossou reforços para a população em geral.

Pessoas que receberam a vacina Moderna, de duas doses, ou a vacina J&J, em dose única, ainda estão esperando orientação sobre possíveis reforços na imunização.

"Os dados reais que obteremos (sobre) a terceira da Moderna e a segunda dose da J&J chegarão dentro de algumas semanas", disse Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas do governo dos EUA e conselheiro de Biden, no programa "Meet the Press" da NBC.

"Estamos trabalhando nisso agora para enviar os dados ao FDA para que eles possam examiná-los e fazer uma determinação sobre as doses de reforço para essas pessoas", acrescentou Fauci.

Mais dados também podem mostrar uma necessidade mais ampla de doses de reforço na população geral dos EUA, disse Fauci.