Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que crise energética no país é causada por mudanças climáticas

O presidente Jair Bolsonaro, que já negou acreditar nas mudanças climáticas, agora culpa esses fenômenos por crise energética do país - Adriano Machado/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro, que já negou acreditar nas mudanças climáticas, agora culpa esses fenômenos por crise energética do país Imagem: Adriano Machado/Reuters

24/09/2021 12h53

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro creditou às mudanças climáticas a escassez hídrica que o Brasil está enfrentando —apesar de já ter questionado várias vezes o aquecimento global— e afirmou que o país está agindo com "planejamento, seriedade e transparência".

Com a pior seca em quase um século na região Sudeste do país, o Brasil enfrenta riscos de racionamento e apagões, mas o governo federal ainda aposta em medidas de redução voluntária de consumo.

A declaração, em discurso em vídeo gravado, foi feita em um painel sobre transição energética organizado pela Organização das Nações Unidas às margens da Assembleia-Geral, que acontece esta semana em Nova York.

Bolsonaro disse ainda que o Brasil está disposto a contribuir com o mundo para a transição energética e apoia a mudança da matriz de combustíveis para transportes públicos, investindo em motores a hidrogênio.

"O Brasil está posicionado para produzir hidrogênio de forma competitiva e com escala para suprir nossas próprias necessidades e exportar para outros mercados", afirmou.